Prof. Marcos Bulhões
Martins - ECA/USP – 2012
Aluna: Jacqueline Silva Mendes
PROTOCOLO
APRENDER
Esse é o principal objetivo
pra mim desta disciplina.
AMPLIAR
Meu conhecimento sobre a
cena contemporânea
EXPERIMENTAR
União da discussão da teoria
com a prática
MEDIAR
Perceber os pontos de um
trabalho do teatro contemporâneo na disciplina Arte no ambiente escolar
COM TANTAS PERNAS E BOCAS[1],
EU ME FIZ MAIS OLHOS E OUVIDO...
E a partir desses verbos
lentamente fui construindo um caminho...
Entre aulas e textos, entre
mudanças e adaptações, entre São Luis e São Paulo, entre amigos e
desconhecidos, entre Bulhões e Bob Wilson, fui trançando meu conhecimento numa
relação muito próspera, acredito.
Mas enfim... VEJO Bob Wilson
e ESTRANHO; então REVEJO e REVEJO e que interessante!
LEIO Bob Wilson, (...) - DiFeReNtE
Outras perguntas
vão surgindo:
- · Mas o que é o teatro performativo?[2]
CONSTRUIMOS um texto
- Mas o que é o teatro pós-dramático?[3]
CONSTRUIMOS um texto
CRIAMOS a partir de Bob
Wilson, que frustração, não sei como criar!!!
Ouvimos, assistimos, estudamos,
escrevemos, discutimos, e novamente o DESAFIO:
CRIAR a partir de BOB WILSON
No último instante
CRIAMOS, que beleza criar!
Gostei do projeto, diferente
do que já tinha experimentado, expandi minha criação para além de Wilson, criei
também “a lá Jacqueline”!
DEPOIS de um percurso mais
individual, trilhamos um percurso coletivo, formamos grupos, juntamos nossos
roteiros e estes se transformaram em um único roteiro...
ENCENAMOS...
Nos vimos...
Nos vimos no palco...
Nos vimos na tela...
VER os experimentos com luz,
figurino, música e cenário e perceber os princípios, que tanto estudamos, e
nossas próprias contribuições a partir desses estudos...
Fez emergir uma sensação de aprendizado...
de AGORA EU POSSO.
[1]
Somos mais ou menos 28 pessoas na disciplina.
[2]
FÉRAL,
Josette. Por uma poética da
performatividade: o teatro performativo. (artigo)
[3]
GUINSBURG,
J. e FERNANDES, Sílvia. O Pós-Dramático:
Um conceito Operativo. (org.) São Paulo: Perspectiva, 2008.
Nenhum comentário:
Postar um comentário