Páginas

quarta-feira, 9 de maio de 2012


 Prof. Marcos Bulhões Martins - ECA/USP – 2012
Aluna: Jacqueline Silva Mendes


PROTOCOLO


APRENDER
Esse é o principal objetivo pra mim desta disciplina.

AMPLIAR
Meu conhecimento sobre a cena contemporânea

EXPERIMENTAR
União da discussão da teoria com a prática

MEDIAR
Perceber os pontos de um trabalho do teatro contemporâneo na disciplina Arte no ambiente escolar

COM TANTAS PERNAS E BOCAS[1], EU ME FIZ MAIS OLHOS E OUVIDO...

E a partir desses verbos lentamente fui construindo um caminho...
Entre aulas e textos, entre mudanças e adaptações, entre São Luis e São Paulo, entre amigos e desconhecidos, entre Bulhões e Bob Wilson, fui trançando meu conhecimento numa relação muito próspera, acredito.

Mas enfim... VEJO Bob Wilson e ESTRANHO; então REVEJO e REVEJO e que interessante!

LEIO Bob Wilson, (...) - DiFeReNtE


DISCUTIMOS Bob Wilson...




Outras perguntas vão surgindo:

  • ·        Mas o que é o teatro performativo?[2]

CONSTRUIMOS um texto   

  • Mas o que é o teatro pós-dramático?[3]




CONSTRUIMOS um texto




CRIAMOS a partir de Bob Wilson, que frustração, não sei como criar!!!

Ouvimos, assistimos, estudamos, escrevemos, discutimos, e novamente o DESAFIO:

CRIAR a partir de BOB WILSON

No último instante

CRIAMOS, que beleza criar!


Nasce o ROTEIRO... Descubro a poesia




Gostei do projeto, diferente do que já tinha experimentado, expandi minha criação para além de Wilson, criei também “a lá Jacqueline”!

DEPOIS de um percurso mais individual, trilhamos um percurso coletivo, formamos grupos, juntamos nossos roteiros e estes se transformaram em um único roteiro...

ENCENAMOS...


Nos vimos...

Nos vimos no palco...

Nos vimos na tela...

VER os experimentos com luz, figurino, música e cenário e perceber os princípios, que tanto estudamos, e nossas próprias contribuições a partir desses estudos...
Fez emergir uma sensação de aprendizado... de AGORA EU POSSO.






[1] Somos mais ou menos 28 pessoas na disciplina.
[2] FÉRAL, Josette. Por uma poética da performatividade: o teatro performativo. (artigo)

[3] GUINSBURG, J. e FERNANDES, Sílvia. O Pós-Dramático: Um conceito Operativo. (org.) São Paulo: Perspectiva, 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário