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quinta-feira, 10 de maio de 2012

Protocolo - Robert Wilson


Encenações em Jogo: Experimentos de Criação e Aprendizagem do Teatro Contemporâneo
Prof. Marcos Bulhões Martins


Por Mariela Lamberti de Abreu


Cheguei a me perguntar “De que ponto devo começar? Teoria? Procedimento? Poética?” Mas após o módulo Robert Wilson, na disciplina “Encenações em Jogo: Experimentos de Criação e Aprendizagem do Teatro Contemporâneo”, ministrada pelo Prof. Marcos Bulhões já considero que o mais importante é começar. Independente do ponto.

Inicialmente, para compreender o teatro de Bob Wilson, foram feitas leituras de textos teóricos sobre o teatro performativo e o teatro pós-dramático, em que a ação é o aspecto mais valorizado, passando um sentido à representação através da imagem e da construção visual. Com isto, forma-se um jogo de signos que força o olhar do espectador a adaptar-se à representação cênica e desconstruir a realidade, os signos e a linguagem.

Segundo Lehmann em Teatro Pós-Dramático, Bob Wilson ampliou radicalmente o espaço para concepções diversificadas sobre o que o teatro pode ser, é um teatro de metamorfoses, que atrai o espectador para um mundo lúdico. É priorizado o fenômeno, o efeito da imagem sobre o espectador. Para Galizia, em “Os Processos Criativos de Robert Wilson”, as ações são símbolos. O estilo onírico do teatro de Bob Wilson desvia o foco da interpretação. 

Somando isto ao uso de movimentos em câmera lenta, cenas simultâneas, justaposição e repetição, pode-se notar com clareza os elementos que caracterizam o estilo de teatro deste encenador. Estes elementos típicos de Bob Wilson podem ser observados em sua obra "As fábulas de La Fontaine" encenada na Comedie Française.

Para compreender melhor estes elementos presentes nas obras de Bob Wilson, contamos com a exibição de vídeos e documentários, o que contribuiu significativamente para assimilarmos teoria e prática. 

Roteiro cênico a partir do modelo estético de Bob Wilson

A partir do embasamento teórico e do auxílio de vídeos e documentários a respeito das obras do encenador, foram elaborados roteiros cênicos a partir do modelo estético de Bob Wilson, que deveria conter de três a cinco quadros, com desenhos e descrição das cenas, considerando a iluminação, sonoplastia e os elementos característicos. 

Na etapa seguinte, experienciamos uma prática a partir dos roteiros propostos. Cada grupo deveria compor as cenas, mesclando com os roteiros trazidos pelos outros integrantes do grupo para que finalmente fossem expostos com iluminação, sonoplastia, figurinos e ações. 

A meu ver, a apresentação dos exercícios práticos elaborados pelos grupos, permitiu a cada pessoa um encontro com os pontos estimulados por Bulhões no decorrer do módulo Bob Wilson. Pudemos entrar em contato com o procedimento pedagógico de criação, a poética e os elementos característicos da obra do encenador norte-americano – cena abstrata, simultaneidade, justaposição, repetição, coralidade, ação cenográfica e dilatação do tempo e do movimento. 

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